sábado, 2 de outubro de 2010

Todo trabalho merece um planejamento detalhado. Foi isto que fiz...

Durante dias fiquei pensando no que seria melhor ensinar para uma turma de 5ª Ano de ensino Fundamental usando os meios tecnológicos. Após observar meus alunos fazerem uma atividade de Matemática no livro didático sobre frações equivalentes descobrir que a maioria não estava dominando o conteúdo. Fiquei preocupada e comecei a pesquisar maneiras diferentes de explicar o conteúdo das frações de forma agradável que eles pudessem entender e memorizar. Pois todo trabalho merece um planejamento detalhado. Quanto ao esquema primeiro separei a turma em grupos. Logo depois determinei o que cada grupo iria trazer para auxiliar a aula do dia seguinte. Ficaram inquietos procurando saber do que se tratava, mas, como o professor se interage com o aluno e vice-versa. Sabemos que a relação em sala de aula é indispensável. Outra maneira que é definida como mudança e o ensino da informativa na área da educação. Pois o computador e um objeto de estudo. Colocando no meio dos alunos para o melhor compreendi mento e conhecimento. Pensando assim, durante minha hora atividade pesquisei na internet vários vídeos relacionados com o conteúdo de fração. Selecionei os que achei mais adequados para a turma. Já no outro dia após o segundo horário a turma foi para o laboratório de informática em grupo para fazerem pesquisas nos site que foi indicado por mim. Pesquisaram, fizeram comentários e perguntas. Observaram bem tudo que foi designado a eles. Logo após as observações, alguns grupos fizeram comentários como: A Geometria também faz parte das frações e contribui para aprendizagem dos números e medidas, estimulando a observação e as diferenças. Através da data show trabalhamos o seguinte texto. PEQUENA INFORMAÇÃO. Introdução ao conceito de fração Dois irmãos foram juntos comprar chocolate. Eles compraram duas barras de chocolate iguais, uma para cada um. Iam começar a comer quando chegou uma de suas melhores amigas e vieram as perguntas: Quem daria um pedaço para amiga? Qual deveria ser o tamanho do pedaço? Eles discutiram e chegaram à seguinte conclusão: Para que nenhum dos dois comesse menos, cada um daria metade do chocolate para a amiga.  Você concorda com esta divisão? Por quê?  Como você poderia resolver esta situação para que todos comessem partes iguais?  O que você acha desta frase: Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é bobo ou não tem arte.

3 comentários:

Anônimo disse...

Definitivamente encontrou as palavras certas pra da sua otima ideia, encontrou um otima tese e arbodou com muita perfeiçao. Parabéns.

Elton disse...

O blog esta muito bom

Karen disse...

Professora queria renovar a aula da Oficina da sucata, agora fazer um cesto de lixo para nossa sala de aula

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