quarta-feira, 20 de outubro de 2010
“Projeto”- Interdisciplinar
INTRODUÇÃO:
A escola sofre ao longo dos anos ações de vandalismo, dentre elas pode-se citar classes e cadeiras quebradas, muitos lixos na classe e no pátio, um verdadeiro desperdício ao dinheiro público. Sabemos que o aprendizado na nossa vida começa muito cedo.
Na escola todo conhecimento é aprofundado, fixado e dividido em áreas do saber. É na escola onde se oportuniza o desenvolvimento múltiplo de habilidades e competências, propiciando momentos de análises, reflexões e questionamentos diversos, entre os quais o da conservação do patrimônio público.
Esse projeto almeja propiciar esses momentos vinculados à prática pedagógica, resgatando valores importantes para que os educando possam trilhar caminhos virtuosos, contribuindo, sensibilizados para a construção da cidadania num ciclo que envolva família, escola e comunidade.
JUSTIFICATIVA:
Sabendo das dificuldades que hoje a sociedade e a escola possuem em termo a conscientização sobre a valorização do patrimônio público é de suma importância, algo que deve ser trabalhado nas escolas desde as séries iniciais.
Percebe-se que esta consciência ainda não foi despertada por alguns educando onde constantemente percebemos na escola: lixo fora do cesto, chicletes, riscos de lápis em paredes, carteiras riscadas, corretivos no quadro e outras atitudes maléficas à estética da escola.
Vive-se um tempo de mudanças e precisamos nos aproximar a ele. Nesse contexto, discutir, questionar, refletir, repensar nossas atitudes é importante para garantirmos uma escola de qualidade, num ambiente conservado.
Assim, acreditamos que todo educando precisa abraçar essa causa e tornar-se multiplicador com habilidades e competências que favoreçam seu desenvolvimento critico, crescimento de hábitos saudáveis, participantes como cidadãos conscientes da conservação da escola e valorizando o ambiente escolar.
PROJETO: Lixo no Lixo
OBJETIVO GERAL:
O projeto tem como objetivo geral de formar cidadãos conscientes, como também sensibilizar os alunos do 5º Ano “A”, quanto à necessidade de manutenção e preservação do espaço escolar e ressaltar a importância de preservação como patrimônio público.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Vivenciar na prática os assuntos discutidos e trabalhados;
Resgatar atitudes de cooperação, participação, responsabilidade e comprometimento para conservar melhor a escola;
Possibilitar ao educando momentos de questionamentos, discussões, entretenimentos para mudança de postura;
Transformar reflexões, discussões e analises em mudanças de atitudes;
Refletir sobre o seu papel e importância como agentes transformadores na comunidade escolar;
Conhecer o Regimento Escolar para compreender as normas da escola.
METODOLOGIA:
Os alunos, juntamente com a professora farão passeio pela escola, observando a conservação da Unidade Escolar.
A professora procurará conscientizar os alunos através de:
Trabalhos;
Entrevista;
Música;
Pesquisas na internet;
Said no Data Show;
Pesquisa feita na Biblioteca;
Língua Portuguesa:
Leitura e discussão do Regime Escolar para produção de diferentes textos;
Elaborar histórias em quadrinhos, relatórios, poemas, fábulas e etc.;
Confeccionar cartazes;
Trabalhar o conteúdo programático contextualizado ao tema;
Matemática:
Cálculos de gastos com recuperação de algo danificado (pintura, carteiras, quadros, material de limpeza);
Gráfico dos meses que mais gastou material de limpeza na escola;
Geografia:
Discutir sobre a poluição e sujeira nas paredes do banheiro e na escola como um todo (poluição visual,etc.);
Ciências:
Verificar as conseqüências da falta de higiene na saúde;
Levantar os problemas causados pelo lixo;
Discutir sobre o meio ambiente;
Estimular a limpeza da sala.
Ensino Religioso:
Trabalhar provérbio 22.6 (contextualizar);
Educação Artística:
Usar o cantinho da leitura;
Campanha educativa na escola “Lugar de lixo e no lixo”;
Oficina de sucata;
Atividades e questionamentos:
1) O que tenho feito para conservar a escola ?
( ) Desligo o ventilador após o término da aula
( ) Brinco com a bola de qualquer jeito, jogando nas paredes,
carteiras e quadro
( ) Só uso o corretivo no caderno
( ) Uso o chiclete depois jogo em qualquer lugar
( ) Faço bom uso do banheiro
( ) Não risco paredes
( ) Jogo o lixo no chão
( ) Cuido da carteira que uso
( ) Zelo dos cartazes da escola
2) Como vejo a escola:
( ) Só quero limpa a minha casa.
( ) Não me importo com a sujeira
( ) A escola é do Estado, posso sujar
( ) A escola não me pertence
( ) Não entendo e nem quero saber de conservação de nada
( ) Quero uma escola limpa por isso faço a minha parte
( ) Vou me fiscalizar e também fiscalizar os colegas para
conservar a escola limpa.
3) O que irei fazer ( Sugestões)
( ) Conscientizar meus colega .
( )Serei vigilante da limpeza.
( ) Continuar danificando.
( ) Mudarei de postura,vou ajudar a conservar o patrimônio
público.
RECURSOS:
Cartolina;
Pincel;
Som;
Microfone;
Cola;
TNT;
EVA;
Internet;
Regimento Escolar;
Bíblia;
CD;
Tesoura;
Data show;
Revistas;
Pesquisa feita na Biblioteca;
Tampinhas peti;
Maquina Digital;
Vídeos; Lixo de Luiz Fernando Veríssimo.
CRONOGRAMA:
Projeto foi realizado durante as três primeiras semanas do mês de setembro para pesquisas e trabalhos na sala de aula mais as palestras. Depois passamos a trabalhar mostrando realmente do que se tratava:
1ª aula – Apresentação do projeto, passeio pela escola, leitura do Regimento Escolar e questionamentos;
2ª aula – Divisão dos grupos para as pesquisas na biblioteca e no laboratório de informática;
3ª aula – atividades;
4ª aula – Exposição de trabalhos e palestras de como conservar a escola;
5ª aula - Mutirão da limpeza;
6º aula – Palestras para as outras salas e eleição de um fiscalizador de cada sala para ajudar a proteger o patrimônio.
Obs.: Este projeto está inserido no planejamento do dia a dia da professora.
AVALIAÇÃO:
Observação constante da participação do aluno no grupo e desempenho individual.
BIBLIOGRAFIA:
QUEIROZ, Tânia Dias – Pedagogia de Projetos interdisciplinares: uma proposta prática de construção
do conhecimento. – Ed. Rideel, 2001 – São Paulo;
LAGO, Samuel Ramos – Meirelles, Érica – ciências - Ed. Ibep.
ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE. Projeto político pedagógico: aprendizagem com qualidade e flexibilidade. Araguaia, 2009;
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod84187/ME_base.html.
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