quarta-feira, 20 de outubro de 2010

“Projeto”- Interdisciplinar

INTRODUÇÃO:


A escola sofre ao longo dos anos ações de vandalismo, dentre elas pode-se citar classes e cadeiras quebradas, muitos lixos na classe e no pátio, um verdadeiro desperdício ao dinheiro público. Sabemos que o aprendizado na nossa vida começa muito cedo.
Na escola todo conhecimento é aprofundado, fixado e dividido em áreas do saber. É na escola onde se oportuniza o desenvolvimento múltiplo de habilidades e competências, propiciando momentos de análises, reflexões e questionamentos diversos, entre os quais o da conservação do patrimônio público.
Esse projeto almeja propiciar esses momentos vinculados à prática pedagógica, resgatando valores importantes para que os educando possam trilhar caminhos virtuosos, contribuindo, sensibilizados para a construção da cidadania num ciclo que envolva família, escola e comunidade.

JUSTIFICATIVA:

Sabendo das dificuldades que hoje a sociedade e a escola possuem em termo a conscientização sobre a valorização do patrimônio público é de suma importância, algo que deve ser trabalhado nas escolas desde as séries iniciais.
Percebe-se que esta consciência ainda não foi despertada por alguns educando onde constantemente percebemos na escola: lixo fora do cesto, chicletes, riscos de lápis em paredes, carteiras riscadas, corretivos no quadro e outras atitudes maléficas à estética da escola.
Vive-se um tempo de mudanças e precisamos nos aproximar a ele. Nesse contexto, discutir, questionar, refletir, repensar nossas atitudes é importante para garantirmos uma escola de qualidade, num ambiente conservado.
Assim, acreditamos que todo educando precisa abraçar essa causa e tornar-se multiplicador com habilidades e competências que favoreçam seu desenvolvimento critico, crescimento de hábitos saudáveis, participantes como cidadãos conscientes da conservação da escola e valorizando o ambiente escolar.

PROJETO: Lixo no Lixo


OBJETIVO GERAL:
O projeto tem como objetivo geral de formar cidadãos conscientes, como também sensibilizar os alunos do 5º Ano “A”, quanto à necessidade de manutenção e preservação do espaço escolar e ressaltar a importância de preservação como patrimônio público.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Vivenciar na prática os assuntos discutidos e trabalhados;

 Resgatar atitudes de cooperação, participação, responsabilidade e comprometimento para conservar melhor a escola;

 Possibilitar ao educando momentos de questionamentos, discussões, entretenimentos para mudança de postura;

 Transformar reflexões, discussões e analises em mudanças de atitudes;

 Refletir sobre o seu papel e importância como agentes transformadores na comunidade escolar;

 Conhecer o Regimento Escolar para compreender as normas da escola.


METODOLOGIA:

Os alunos, juntamente com a professora farão passeio pela escola, observando a conservação da Unidade Escolar.

A professora procurará conscientizar os alunos através de:

 Trabalhos;

 Entrevista;

 Música;

 Pesquisas na internet;

 Said no Data Show;

 Pesquisa feita na Biblioteca;


Língua Portuguesa:

 Leitura e discussão do Regime Escolar para produção de diferentes textos;
 Elaborar histórias em quadrinhos, relatórios, poemas, fábulas e etc.;
 Confeccionar cartazes;
 Trabalhar o conteúdo programático contextualizado ao tema;


Matemática:

 Cálculos de gastos com recuperação de algo danificado (pintura, carteiras, quadros, material de limpeza);
 Gráfico dos meses que mais gastou material de limpeza na escola;

Geografia:

 Discutir sobre a poluição e sujeira nas paredes do banheiro e na escola como um todo (poluição       visual,etc.);


Ciências:

 Verificar as conseqüências da falta de higiene na saúde;
 Levantar os problemas causados pelo lixo;
 Discutir sobre o meio ambiente;
 Estimular a limpeza da sala.


Ensino Religioso:

 Trabalhar provérbio 22.6 (contextualizar);

Educação Artística:

 Usar o cantinho da leitura;
 Campanha educativa na escola “Lugar de lixo e no lixo”;
 Oficina de sucata;


Atividades e questionamentos:

1) O que tenho feito para conservar a escola ?

( ) Desligo o ventilador após o término da aula
( ) Brinco com a bola de qualquer jeito, jogando nas paredes,
    carteiras e quadro
( ) Só uso o corretivo no caderno
( ) Uso o chiclete depois jogo em qualquer lugar
( ) Faço bom uso do banheiro
( ) Não risco paredes
( ) Jogo o lixo no chão
( ) Cuido da carteira que uso
( ) Zelo dos cartazes da escola


2) Como vejo a escola:
( ) Só quero limpa a minha casa.
( ) Não me importo com a sujeira
( ) A escola é do Estado, posso sujar
( ) A escola não me pertence
( ) Não entendo e nem quero saber de conservação de nada
( ) Quero uma escola limpa por isso faço a minha parte
( ) Vou me fiscalizar e também fiscalizar os colegas para
     conservar a escola limpa.

3) O que irei fazer ( Sugestões)
( ) Conscientizar meus colega .
( )Serei vigilante da limpeza.
( ) Continuar danificando.
( ) Mudarei de postura,vou ajudar a conservar o patrimônio
    público.

RECURSOS:

 Cartolina;
 Pincel;
 Som;
 Microfone;
 Cola;
 TNT;
 EVA;
 Internet;
 Regimento Escolar;
 Bíblia;
 CD;
 Tesoura;
 Data show;
 Revistas;
 Pesquisa feita na Biblioteca;
 Tampinhas peti;
 Maquina Digital;
Vídeos; Lixo de Luiz Fernando Veríssimo.


CRONOGRAMA:

Projeto foi realizado durante as três primeiras semanas do mês de setembro para pesquisas e trabalhos na sala de aula mais as palestras. Depois passamos a trabalhar mostrando realmente do que se tratava:

 1ª aula – Apresentação do projeto, passeio pela escola, leitura do Regimento Escolar e questionamentos;

 2ª aula – Divisão dos grupos para as pesquisas na biblioteca e no laboratório de informática;

 3ª aula – atividades;

 4ª aula – Exposição de trabalhos e palestras de como conservar a escola;

 5ª aula - Mutirão da limpeza;

 6º aula – Palestras para as outras salas e eleição de um fiscalizador de cada sala para ajudar a proteger o patrimônio.


Obs.: Este projeto está inserido no planejamento do dia a dia da professora.


AVALIAÇÃO:

Observação constante da participação do aluno no grupo e desempenho individual.


BIBLIOGRAFIA:


 QUEIROZ, Tânia Dias – Pedagogia de Projetos interdisciplinares: uma proposta prática de construção

do conhecimento. – Ed. Rideel, 2001 – São Paulo;

 LAGO, Samuel Ramos – Meirelles, Érica – ciências - Ed. Ibep.

 ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE. Projeto político pedagógico: aprendizagem com qualidade e flexibilidade. Araguaia, 2009;

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod84187/ME_base.html.

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