quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Socializando Experiência com o Projeto. Como foi realizado.

O que trabalhei durante o projeto na sala do 5º Ano.

Segundo Gadotti “Os conteúdos curriculares têm que ser significativos para o aluno e só serão significativos para eles se esses conteúdos também forem significativos para a saúde do planeta (...)” (2000, p.236).

Tema do Projeto: Lixo no Lixo.

 Analisando a frase acima comecei a pensar como poderia desenvolver um projeto seguindo este pensamento, no dia seguinte a turma iniciou uma discussão na aula de ciências sobre higiene, conversa vai, conversa vem e observações sobre nosso comportamento em nossa sala de aula, como nossa sala estava feia, cheia de lixo em todo canto, resto de lanche e até mesmo água derramada em algumas carteiras. Aproveitando a oportunidade convide-os para um passeio em volta da quadra esportiva e no pátio da escola para observarmos como estava a limpeza ao nosso redor. Para concluir fizemos uma visita nos banheiros. Desta maneira foram capazes de estabelecerem relação entre um lugar limpo e outro sujo. Começa o questionamento:
-O porquê de tanta sujeira?
Observamos então que há necessidade de refletir e trabalhar sobre esta grande vergonha. Depois, fomos para sala de informática e lá começamos a pesquisar, digitamos a palavra-chave (lixo) e recebemos inúmeras referências sobre o assunto, depois usamos nossas habilidades de comunicação para fazer um breve relato sobre nossa pesquisa. Após a pesquisa, relatos e conversas chegaram à conclusão que se queremos um corpo saudável, também temos de nos preocuparmos com o planeta, o lugar em que vivemos para isso acontecer, cada um tem que fazer sua parte.
Trabalhamos as atividades em sala de aula não deixando ressaltar a experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo todas as disciplinas os conteúdos curriculares.
Em outro momento fizemos uma roda de leitura no pátio da escola e os alunos leram o que pesquisaram, questionaram, perguntaram e também deram suas opiniões. Voltando para a sala foi realizada a seguinte tarefa de criarem versinhos, textos e cartazes para a conscientização da prevenção da escola e principalmente da nossa sala de aula.
Na biblioteca pesquisamos em revistas locais, jornais, panfletos, dicionário e outros tudo sobre o mal (doença) que o lixo causa a todos os seres vivos. Nesse momento um dos alunos pediu para ler o poema “O bicho de Manoel Bandeira” depois foi mostrada uma foto de um garoto comento restos de lixo, todas as crianças ficaram abismadas, ai entrou o estudo da Bíblia provérbio 22.6, mostrando a eles a importância de obedecer aos pais, foi aquele silêncio geral, mas valeu à pena.
Já na outra semana realizamos a eleição para saber qual o dia da semana seria mais aceito por todos. A maioria votou na segunda feira. Falaram como se tratava do inicio da semana e depois do mutirão eles tinham toda a semana para fiscalizar quem estava sujando aquele lugar limpinho.
Conseguimos, depois de tanto trabalho, aquele cheirinho... Que maravilha, Mas, durante a limpeza encontramos muitos copos de plásticos e tampinhas .
Com este lixo resolvemos reaproveitá-lo na fabricação de brinquedos, pois uma oficina tem a vantagem de trabalhar com materiais recicláveis que a própria criança pode trazer de casa despertando nelas a consciência ambiental. Já no outro dia nossa classe foi dividida em grupos para trabalharem com o programa Microsoft Office Excel 2007, cada grupo utilizou computadores na montagem dos gráficos para mostrar os materiais de limpeza mais usado na escola, quanto custa e qual o mês que mais gastou neste semestre.Como os gráficos nos permitem representar de forma visível dados estatísticos e estabelecer comparações e relações entre os gastos dos meses.
  Finalizamos nosso trabalho com muita animação, pois:

    “Povo desenvolvido e povo limpo”.

                                               Maria do Rosário.

0 comentários:

Postar um comentário