sexta-feira, 15 de outubro de 2010
PLANO DE AULA
Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze.
Turma: 5º Ano do Ensino Fundamental
Conteúdo: Lixo
Componente Curricular: Interdisciplinar
Professor: Maria do Rosário Silva Mourão e Solange Canário de Brito.
Tutor: Edemar Francisco
Área de conhecimento envolvida: Pós-graduada em Gestão Escolar.
Lixo no lixo
Dados da aula
Competência:
O aluno deverá ser capaz de:
Identificar que o maior problema do ser humano hoje é livrar-se do lixo que produz; Através desta aula os alunos poderão aprender que o homem é o único ser vivo que não consegue ter seus dejetos inteiramente reciclados pela natureza e que o lixo é também o ambiente perfeito para a proliferação de doenças. Com tudo isso será capazes de produzirem textos relacionados com o tema.
Duração das atividades:
Será realizada em uma aula. Só que todos os dias e bom revisar sobre os cuidados que temos de ter na sala.
Habilidades
.Pesquisar sobre o mal que o lixo causa as pessoas.
.Conhecer algumas doenças veiculadas pelo lixo.
.Elaborar ações para redução do lixo produzido na sala de aula.
. Conseqüências da falta de higiene na saúde.
Conteúdo:
-Lixo. http://lixonolixao.blogspot.com/
Estratégias e recursos da aula.
Introdução:
Terminada a primeira parte da conversa e pesquisas voltarão para a sala de aula para:
Iniciar o trabalho com o tema lixo. Foi feito a proposta aos alunos de fazerem uma caminhada ao quarteirão da escola para observarem e anotarem tudo que eles vissem ao redor da escola.
Sabemos que o problema do lixo é um dos assuntos mais divulgado por todos. Fomos ao Laboratório de Informática fazer a pesquisa no computador do texto “Meio Ambiente” Disponível em: http://www.meioambiente1.com/lixo-ambiente.php Acesso em 03. Nov.2008.
Seqüência Didática
Nesta aula os alunos apresentaram as listas com os nomes dos lixos encontrados. Após realizar a anotação e observação deveram forma grupos e produzir cartazes a favor da limpeza para colar no muro da escola, pátio e sala de aula.
-Consultar livros, revistas e jornais sobre o assunto (lixo) na biblioteca escolar para melhor entendimento e facilitar o trabalho do alunado.
-Pesquisar no laboratório de informática as conseqüências do que o lixo causa a população.
- Assistir o vídeo “Sujismundo: Sinonimo de fato de limpeza e Sujismundinho ensinado as crianças à serem limpas”. http://www.youtube.com/watch?v=ktkXAYF32ig
Após a sessão do vídeo:
Fizemos uma roda no pátio da escola para discutirmos sobre a conservação e mostrar aos alunos a importância da higiene, mental, pessoal, do ambiente familiar e da escola, para melhorar nossas condições de vida. Para finalizar este momento, os alunos ouviram a leitura do poema:
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa
Não examinava nem cheirava,
Engolia com voracidade.
![[fome.jpg]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvV4bDiiDWsbKynAaSFl1K0S8e4Xo362bJGI9KQWo3PjgL1yCyGkT5A8SIWDLqDaAQlyRB_H03udJu5eSBOfJCAHnzPyZmYh2N24KQcGxj2_etjJktOSnvcBDVtAduqtuW3UN_SHi71Ho/s200/fome.jpg)
Após toda atividade ouve o momento da reflexão do poema e da foto, conversamos a respeito de como é triste não ter ninguém para cuidar, amar e proteger uma criança, a importância de cuidar das plantas, do lugar onde vivemos. Frisamos a importância dos garis em nossa cidade como também dos servidores gerais da escola (chamadas de porteiras serventes). Mostrando a todos o quando o trabalho delas na escola e necessária e importante para nós. Por tudo isso que temos que manter nossa sala sempre limpinha para ficar um ambiente agradável.
Atividade Problematização 1
Considerando os problemas gerados pelo acúmulo do lixo para o ser humano. Proponha aos alunos atividades que poderá ser realizada em sala como:
• Conhecer medidas possíveis de fiscalização uns com os outros e consigo mesmo durante o período de aula.
• Eleger quem será o aluno eleito do dia para fazer as observações do lixo das pontas dos lápis e papel no chão etc.
Estas atividades têm o objetivo de fazer com que os alunos desenvolvam a capacidade de observação como também de descrever, comparar, relacionar e concluir mostrando a todos que o aprendizado está fazendo efeito positivo uma vez que eles decidiram criar campanhas de conservação dentro da sala de aula,no pátio e também ao redores de suas residências através de cartazes, conversas com os colegas de outras turmas e fiscalização.
Atividade 2 Trabalhos utilizando sucatas.
Propus a cada aluno a trazerem o material necessário para que a oficina se torne bem agradável para isso temos de conseguir os seguintes materiais:
24 tampinhas de refrigerantes (Pete).
02 tampinhas de amaciantes.
01 cabeça de palhaço.
08 cm de elástico (liga redonda).
01 garrafa de iogurte de 900 gr.
http://www2.uol.com.br/debate/1385/cidade/cidade23d.htm
http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Lixo+que+vira+brinquedo
http://revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ensino-fundamental1/PlanoAula_278940.shtml
Recursos
Aula de campo ao redor da escola.
Laboratório de informática para pesquisas.
Data show para assistir o vídeo.
Biblioteca.
Textos informativos, revistas e jornais.
Palestras.
Recursos concretos
Tampinha de refrigerante;
Tampinha de amaciante;
Elástico;
Garrafa de iorgute;
Papel diverso para a realização dos cartazes;
Atividades xerocopiadas;
Pinceis;
Lápis de cor;
Avaliação
Será de carácter diagnóstico quando visa ouvir os alunos no seu modo de pensar e suas maneiras de resolver o problema. Também poderá avaliar seus alunos em todos os momentos das atividades , como também nos momentos de questionamento, nas atividades coletivas,nas realisações de trabalhos e provas.
Referências Biográficas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://www.planetaeducacao.com.br/
1 comentários:
Olá:
Conheci hoje o teu cantinho e achei-o maravilhoso.Vou visitá-lo, sempre que puder, pois quero aprender a fazer plano de aula e você tem uma maneira interessante de fazer os seus. Gostei.
Parabéns.
Lilika de Palmas.
Postar um comentário