segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PLANO DE AULA

Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze.

Turma: 5º Ano do Ensino Fundamental

Conteúdo: Lixo

Componente Curricular: Interdisciplinar

Professor: Maria do Rosário Silva Mourão e Solange Canário de Brito.

Tutor: Edemar Francisco

Área de conhecimento envolvida: Pós-graduada em Gestão Escolar.

Lixo no lixo

Dados da aula

Competência:

O aluno deverá ser capaz de:

Identificar que o maior problema do ser humano hoje é livrar-se do lixo que produz; Através desta aula os alunos poderão aprender que o homem é o único ser vivo que não consegue ter seus dejetos inteiramente reciclados pela natureza e que o lixo é também o ambiente perfeito para a proliferação de doenças. Com tudo isso será capazes de produzirem textos relacionados com o tema.

Duração das atividades:

Será realizada em uma aula. Só que todos os dias e bom revisar sobre os cuidados que temos de ter na sala.

Habilidades

.Pesquisar sobre o mal que o lixo causa as pessoas.

.Conhecer algumas doenças veiculadas pelo lixo.

.Elaborar ações para redução do lixo produzido na sala de aula.

. Conseqüências da falta de higiene na saúde.



Conteúdo:

-Lixo. http://lixonolixao.blogspot.com/

Estratégias e recursos da aula.

Introdução:

Terminada a primeira parte da conversa e pesquisas voltarão para a sala de aula para:

Iniciar o trabalho com o tema lixo. Foi feito a proposta aos alunos de fazerem uma caminhada ao quarteirão da escola para observarem e anotarem tudo que eles vissem ao redor da escola.

Sabemos que o problema do lixo é um dos assuntos mais divulgado por todos. Fomos ao Laboratório de Informática fazer a pesquisa no computador do texto “Meio Ambiente” Disponível em: http://www.meioambiente1.com/lixo-ambiente.php Acesso em 03. Nov.2008.

Seqüência Didática

Nesta aula os alunos apresentaram as listas com os nomes dos lixos encontrados. Após realizar a anotação e observação deveram forma grupos e produzir cartazes a favor da limpeza para colar no muro da escola, pátio e sala de aula.

-Consultar livros, revistas e jornais sobre o assunto (lixo) na biblioteca escolar para melhor entendimento e facilitar o trabalho do alunado.

-Pesquisar no laboratório de informática as conseqüências do que o lixo causa a população.

- Assistir o vídeo “Sujismundo: Sinonimo de fato de limpeza e Sujismundinho ensinado as crianças à serem limpas”. http://www.youtube.com/watch?v=ktkXAYF32ig

Após a sessão do vídeo:

Fizemos uma roda no pátio da escola para discutirmos sobre a conservação e mostrar aos alunos a importância da higiene, mental, pessoal, do ambiente familiar e da escola, para melhorar nossas condições de vida. Para finalizar este momento, os alunos ouviram a leitura do poema:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvV4bDiiDWsbKynAaSFl1K0S8e4Xo362bJGI9KQWo3PjgL1yCyGkT5A8SIWDLqDaAQlyRB_H03udJu5eSBOfJCAHnzPyZmYh2N24KQcGxj2_etjJktOSnvcBDVtAduqtuW3UN_SHi71Ho/s1600-h/fome.jpg

O Bicho

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.



Quando achava alguma coisa

Não examinava nem cheirava,

Engolia com voracidade.



O bicho não era um cão

Não era um gato

E tampouco um rato



O bicho, meu Deus, era um homem.



(Manuel Bandeira)





Após toda atividade ouve o momento da reflexão do poema e da foto, conversamos a respeito de como é triste não ter ninguém para cuidar, amar e proteger uma criança, a importância de cuidar das plantas, do lugar onde vivemos. Frisamos a importância dos garis em nossa cidade como também dos servidores gerais da escola (chamadas de porteiras serventes). Mostrando a todos o quando o trabalho delas na escola e necessária e importante para nós. Por tudo isso que temos que manter nossa sala sempre limpinha para ficar um ambiente agradável.

Atividade Problematização 1

Considerando os problemas gerados pelo acúmulo do lixo para o ser humano. Proponha aos alunos atividades que poderá ser realizada em sala como:

• Conhecer medidas possíveis de fiscalização uns com os outros e consigo mesmo durante o período de aula.

• Eleger quem será o aluno eleito do dia para fazer as observações do lixo das pontas dos lápis e papel no chão etc.

Estas atividades têm o objetivo de fazer com que os alunos desenvolvam a capacidade de observação como também de descrever, comparar, relacionar e concluir mostrando a todos que o aprendizado está fazendo efeito positivo uma vez que eles decidiram criar campanhas de conservação dentro da sala de aula,no pátio e também ao redores de suas residências através de cartazes, conversas com os colegas de outras turmas e fiscalização.

Atividade 2 Trabalhos utilizando sucatas.

Propus a cada aluno a trazerem o material necessário para que a oficina se torne bem agradável para isso temos de conseguir os seguintes materiais:

 24 tampinhas de refrigerantes (Pete).

 02 tampinhas de amaciantes.

 01 cabeça de palhaço.

 08 cm de elástico (liga redonda).

 01 garrafa de iogurte de 900 gr.

http://www2.uol.com.br/debate/1385/cidade/cidade23d.htm

http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Lixo+que+vira+brinquedo

http://revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ensino-fundamental1/PlanoAula_278940.shtml

Recursos

 Aula de campo ao redor da escola.

 Laboratório de informática para pesquisas.

 Data show para assistir o vídeo.

 Biblioteca.

 Textos informativos, revistas e jornais.

 Palestras.

Recursos concretos

 Tampinha de refrigerante;

 Tampinha de amaciante;

 Elástico;

 Garrafa de iorgute;

 Papel diverso para a realização dos cartazes;

 Atividades xerocopiadas;

 Pinceis;

 Lápis de cor;

Avaliação

Será de carácter diagnóstico quando visa ouvir os alunos no seu modo de pensar e suas maneiras de resolver o problema. Também poderá avaliar seus alunos em todos os momentos das atividades , como também nos momentos de questionamento, nas atividades coletivas,nas realisações de trabalhos e provas.

Referências Biográficas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

http://www.planetaeducacao.com.br./

1 comentários:

Maria de Jesus disse...

Professora, seu plano de aula me deu muitas idéias para o estagio que estou realizando.Quero que saiba que sua oficina ficou legal.
Maria de Jesus.

Postar um comentário