quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias.

Descobrir que a informática pode contribuir para a mudança da minha ação pedagógica. Mas, continuo me sentido insegura. Tudo é muito novo e não existe referencial algum para se basear.

Todos sabem que com a chegada da tecnologia nas escolas desencadeia uma série de reflexões sobre o papel da escola, o papel do professor, a função do currículo escolar e principalmente sobre a pratica pedagógica vigente em sala de aula. O objetivo, não se trata de anexar o laboratório de computadores as dependências da escola, mas, principalmente de refletir o papel que essa tecnologia pode refletir no processo de aprendizagem dos alunos e na pratica pedagógica dos professores.

A tecnologia deve ser usada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares. Usar o computador somente para usar é desperdício. O ideal é estabelecer objetivos pedagógicos para que as atividades tenham foco e fazer do laboratório uma extensão da sala de aula. O professor depois, de conhecer a maravilhosa e famosa internet vai ter a chance de modificar o método de ensinar. Pois o papel do educador é mediar o conhecimento para que o aluno consiga aprender oferecendo condições para o aluno usufruir da tecnologia em favor de sua aprendizagem.

Com esta realidade não só o professor mudará mais também os alunos mudará a maneira de pensar, tudo deve ser repensados, dês a pedagogia “antiga” até a atual realidade que vivemos. Pois, haverá uma reviravolta ainda maior na maneira de ensinar. Observe que a aprendizagem até outro dia não muito distante, tínhamos de estudar horas e horas, pesquisando, escrevendo e lendo para que aprendêssemos matérias que por sua vez se instalavam apenas em nossa imaginação. Hoje, qualquer estudante, com um pouco mais de dedicação, em alguns instantes consegue todas as informações que tínhamos na época e muito mais detalhada com fotos e vídeos.

Com tudo isso as novas tecnologias está permitindo proporcionar ao alunado uma nova forma de aprendizado. Ele está aprendendo quando utiliza estas ferramentas, são coisas da vida diária dele. Os textos com várias coisas inclusas, o som, a imagem são atrativos que chamam a atenção do aluno para as mudanças que são muito distante da realidade da escola.

O computador deve ser usado como um catalisador de mudança do paradigma educacional, um paradigma que promova a aprendizagem ao invés do ensino, que coloque o controle do processo de aprendizagem nas mãos do aprendiz, que ajude o professor entender que a educação é um processo de construção do conhecimento do aluno como um todo.

Como disse Pedro Demo “Ser Professor é cuidar que o Aluno aprenda’. Ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda.



Profª Maria do Rosário.

1 comentários:

Telma Costa disse...

OLá Professora, sou Telma Coordenadora das tecnologias da SEDUC. Achei muito boa a sua reflexão. Gostaria de destacar aqui quando você diz que o professor tem a chance de modificar a sua maneira de ensinar. Isso é verdade, pois na Internet tem uma variedade de sites que apresentam várias possibilidades de uso das tecnologias na prática do professor. Podemos citar aqui, o Portal do professor o qual oferece:
Sugestões de aula;Recursos Educacionais;Espaço da Aula;Cursos e Materiais;Materiais de Estudo;Links;Jornal do Professor.
Continue os estudos, pois hoje temos uma rica bibliografia sobre tecnologias.

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